Regueiros da Tribo de Uruara: Fauzi Beydoun

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fauzi Beydoun

Fauzi Beydoun,vocalista e compositor principal da Tribo,nasceu em Assis,no interior de São Paulo,saíu de Assis, no interior de São Paulo e foi diretamente para Abidjan, capital da Costa do Marfim (terra de Alpha Blondy),para morar muitos anos na África.. Foi uma mudança radical que o fez despertar para a cultura, a causa e a música africana. Quando voltou para o Brasil foi morar em São Paulo, onde chegou a cursar Ciências Sociais na USP, o que fez com que se identificasse mais ainda com a temática político-social do reggae, além do lado místico. Só que não agüentava mais viver em SP e deu um jeito de ir para Recife, onde ficou um ano trabalhando numa companhia suíça chamada SES, que prestava serviços de inspeção de portos. Foi transferido para São Luís do Maranhão. E aí foi um grande choque porque já era colecionador e pesquisador de reggae desde SP. Quando foi ao primeiro clube de reggae de São Luís, o "Pop Som",Fauzi achou que estava na Jamaica. Em SP também já compunha e tinha formado algumas bandas, ( a última foi "O Eco do Trovão"), sempre dando ênfase ao reggae. Em São Luís, começou a tocar com músicos "free-lance" até começar com o programa de reggae no rádio em 85 e conhecer a galera da Tribo em 86. A faixa 2000 anos foi composta em a sua história, a trajetória da banda e os planos para o futuro.
Fauzi Beydoun- Os integrantes da banda eram internos da escola de cegos do Maranhão. Garotos pobres, despertaram pra musica improvisando instrumentos de brinquedo, até que começaram a animar as festas que aconteciam na escola. A paixão pela musica fez com que eles começassem a fugir da escola para ouvir as bandas nos bailes e aí começaram a dar algumas "canjas". Como era um grupo muito coeso e afinado, chamou a atenção de um "dono de conjunto" que os contratou para animar bailes. Já nessa época, a seção reggae dos bailes era o grande destaque do grupo (por volta de 83). Eles eram considerados os melhores do reggae, tocando covers das músicas que estavam emplacadas nos salões de São Luís e do interior. Em 86, tendo largado o emprego pra montar uma banda, estando ha dois anos no Maranhão, foi comprar o equipamento de um conjunto e quando foi ver o equipamento, os caras estavam ensaiando. Reconheçeu a galera que tinha visto tocando reggae na praia certo dia, mas não sabia que a partir do momento que comprasse o equipamento eles ficariam desempregados. Já fazia um programa de reggae (Rádio Reggae) na radio Mirante de São Luís e eles já se conheçiam pelo radio. Aí se apresentou e disse que estava comprando o som, e se eles quisessem,podiam montar uma banda de reggae e trabalhar juntos... E foi aí que tudo começou!
Como artista solo Fauzi Beydon lançou em 1997 o seu disco ´´Reggae´n Blues´´,gravado no Estúdio Signature Sound,em San Diego e produzido pelo baixista jamaicano George ´´Fully´´Fullwood,ex-baxista da banda de Peter Tosh,que além do próprio Fully contou com outros artistas jamaicanos consagrados do reggae,como Jawge Hughes(teclados),Tony Chin(guitarra),Glen Jones(guitarra),Carlton ´´Santa´´ Davis,também ex-membro da banda de Peter Tosh,na bateria,Zacky Bernard e Michael Hyde(teclados).
Esse disco também foi lançado no mercado Americano e Ingles com o nome de ´´Flames´´....

Nenhum comentário:

Postar um comentário